Para competições nacionais a World Athletics reserva os dias 8 e 9 de agosto

A Federação internacional de Atletismo destaca que os campeonatos só devem acontecer se for seguro para os esportistas

Foto: ARQUIVO
 Para competições nacionais a World Athletics reserva os dias 8 e 9 de agosto
Torneios nacionais têm data reservada pela World Athletics

A World Athletics, federação internacional de atletismo, separou o fim de semana de 8 e 9 de agosto de 2020 para a realização dos campeonatos nacionais de atletismo depois da interrupção dos calendários de cada país e internacional de competições por conta da pandemia de coronavírus.  

A Unidade de Calendário Global, que foi criada recentemente, fez uma discussão ampla com pessoas e entidades ligadas ao atletismo, bem como a Comissão Mundial de Atletas, para chegar a essa data.

A Comissão de Atletas aconselhou que os representantes da elite que tenham desejo de competir ainda este ano, se possível, fiquem preparados. De acordo com uma nota oficial, a World Athletics fará todo o possível para conduzir uma temporada de eventos internacionais ainda este ano para ajudar os atletas que se preparam para os Jogos de Tóquio 2020, adiados para o ano que vem. Mas ainda não há previsão nenhuma de campeonatos internacionais. 

No próximo ano, a Unidade Global de Calendário concordou que as datas reservadas para torneios nacionais de atletismo serão os dias 5 e 6 de junho e 26 e 27 de junho de 2021, pouco antes do final do período de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

TROFÉU BRASIL

O Troféu Brasil 2020, que aconteceria de 7 a 10 de maio na Sogipa, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, foi adiado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Ele deve ser realizado agora na janela oferecida pela World Athletics em agosto deste ano.

Mas, mesmo com a janela para competições nacionais, nenhum índice olímpico no atletismo será validado nessa temporada. Devido ao coronavírus, a entidade suspendeu os intervalos qualificatórios para os Jogos Olímpicos de Tóquio.