Toledo autoriza a retomada de treinamentos e jogos oficiais

A medida consta em decreto publicado nesta quarta-feira, no Diário Oficial do município

Foto: DIVULGAÇÃO
Toledo autoriza a retomada de treinamentos e jogos oficiais
Bola de futsal

O município de Toledo, no Oeste do Paraná, autorizou a retomada de treinamentos técnicos e atividades de condicionamento físico para atletas das modalidades de futebol e futsal. A medida consta em decreto publicado nesta quarta-feira, no Diário Oficial.

Os jogos em competições oficiais das modalidades, organizadas por suas respectivas federações, também foram liberados, desde que cumpram os protocolos de segurança em prevenção à Covid-19.

A escolha das duas modalidades, conforme o secretário de Esportes de Toledo, André Alcará, se deve ao fato de ambas contarem com datas definidas para o retorno das competições, como a Série Ouro do Campeonato Paranaense, que deve recomeçar no dia 22 de agosto, e a Série D do Campeonato Brasileiro de Futebol, com retorno previsto para cinco de setembro.

Entre as medidas de prevenção para o retorno das atividades estão a utilização de máscara facial pelos professores/técnicos e alunos/atletas nos treinamentos e atividades de condicionamento físico, com as recomendações de uso indicadas pela OMS; aferição da temperatura corporal antes do ingresso ao espaço de treinamentos e de atividades de condicionamento físico, recomendando-se a não participação daqueles que apresentarem temperatura superior a 37,5°C e disponibilização de álcool em gel 70% para a higienização das mãos na entrada do espaço.

Além disso, o número de atletas por sessão de treinamento ou de condicionamento físico deverá observar os seguintes limites máximos: uma pessoa para cada dez metros quadrados, limitado ao máximo de dezoito atletas para o futsal e de vinte e oito para o futebol, por treino, sendo de responsabilidade do professor/técnico a organização das turmas.

O documento ainda ressalta que para a realização de jogos em competições oficiais de futsal e de futebol, organizadas pelas respectivas federações, as equipes deverão seguir rigorosamente as recomendações e medidas estabelecidas nos protocolos específicos expedidos por cada uma.

Por outro lado, jogos, treinamentos e competições esportivas de outras naturezas, como o futebol amador, continuam suspensas no município.