Cascavelense tem votação histórica e é eleito para a Comissão de Atletas

Marcelo Rizzotto (Cebola) obteve 618 votos (78,42% de aprovação) em um colégio eleitoral de 788 votos.

Foto: DIVULGAÇÃO
Cascavelense tem votação histórica e é eleito para a Comissão de Atletas
Marcelo Rizzotto, o Cebola, do Handebol Cascavel

JACKELINE GALVÃO

O processo eleitoral para ampliar a representatividade das categorias de atletas e clubes na Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) foi realizado neste domingo, de 9 às 17 horas, pelo site https://sge.cbhb.org.br/site/login. Concorrem ao pleito 57 atletas-candidatos e cinco clubes-candidatos. Cebola obteve 618 votos (78,42% de aprovação) em um colégio eleitoral de 788 votos. 
 
O jogador e gestor da equipe masculina do Cascavel, Marcelo Rizzotto (Cebola) é o único candidato em atuação no Paraná, pela categoria atleta ativo indoor. “Quero propor para a Comissão duas sugestões: primeiro que não tenha reeleição e após que as vagas para compor a Comissão de Atletas sejam regionalizadas, para que todas as regiões tenham representantes, acredito que desta forma a eleição seria mais justa. Não é promessa, é meu compromisso”, declarou em live da Paraná Handebol realizada nesta semana. 


Desde 2016 Cebola compõe a Comissão de Atletas da Liga de Handebol do Paraná (LHPr), sendo um dos membros mais atuantes. Iniciou sua carreira como atleta na década de 90, pelo Cascavel, equipe que joga até os dias atuais e pela qual conquistou importantes títulos, como o atual bicampeonato dos Jogos Abertos do Paraná, diversas medalhas de campeonatos estaduais, duas vezes campeão regional dos Jogos Abertos de São Paulo e a prata do Campeonato Brasileiro de Clubes em 2019. Também teve passagens pelos clubes de Presidente Prudente (SP) e São Miguel do Iguaçu (PR).
 
Eleição
Cada um dos 1.195 atletas-eleitores com direito a voto pode escolher até 16 candidatos, sendo quatro homens atletas ativos indoor, quatro mulheres atletas ativas indoor, três homens atletas ativos beach, três mulheres atletas ativas beach, um homem atleta inativo e uma mulher atleta inativa. E 34 clubes-eleitores puderam votar em até quatro candidatos na cédula eleitoral.
 
Composição
image.png
As vagas serão preenchidas por oito atletas titulares e três suplentes em atividade na modalidade handebol indoor, seis atletas titulares e dois suplentes em atividade na modalidade handbeach, e dois atletas titulares e um suplente inativo na modalidade indoor ou handbeach. E as vagas destinadas aos clubes serão preenchidas por quatro titulares e um suplente.

A formação das comissões visa dar apoio nas tomadas de decisões no âmbito da gestão esportiva e no dia-a-dia da CBHb, além de ter , e ainda terão direito à participação em assembleias ordinárias, eletivas ou extraordinárias, com voz e voto dos seus receptivos presidentes. 

Os 20 eleitos (16 atletas e quatro clubes) vão participar das Assembleias Gerais Ordinárias, Eletivas e Extraordinárias para contribuir com as principais decisões estratégicas da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb).


Foram eleitos os seguintes atletas, ex-atletas e clubes:


Beach Feminino

Priscilla Annes – 379 votos

Patricia Scheppa – 332 votos

Roberta Hernandez – 288 votos


Beach Masculino

Nailson Amaral – 454 votos

Marcelo Tuller – 374 votos

Danilo Moura – 275 votos


Indoor Feminino

Amanda Souza – 475 votos

Luiz Oliveira – 321 votos

Thainar Silva – 303 votos

Joicilane Oliveira – 300 votos


Indoor Masculino

Marcelo ‘Cebola’ Rizzotto – 618 votos

Cleber Andrade – 398 votos

Danilo Chagas – 374 votos

Luizinho Pedrosa – 250 votos


Inativo Feminino

Silvia Helena – 291 votos


Inativo Masculino

André Toko – 377 votos


Clube

Liga Taubateana de Handebol – 28 votos

Instituto Internacional        Hand Brazil – 27 votos

Associação Beneficente Giuliano Esporte Clube – 20 votos

Clube Português do Recife – 19 votos