Atletas do Paraná estão na seletiva de natação para as Olimpíadas

São cinco nadadores na disputa para as Olimpíadas de Tóquio, no Japão


Cinco nadadores do Paraná estarão na disputa de uma competição classificatória para as Olimpíadas de Tóquio, no Japão. A Seletiva Olímpica Brasileira de natação, que definirá o time do Brasil para os Jogos Olímpicos de 2021, será no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, entre 19 e 24 de abril.

O Estado será representado por Alessandra Marchioro, Fernanda de Goeij, Gustavo Saldo e Vitor Guaraldo, do Clube Curitibano, e Rafaela Raurich, do Santa Mônica Clube de Campo. Com exceção de Vitor Guaraldo, atleta oriundo de São Paulo, eles têm em comum o início de carreira participando dos Jogos Escolares do Paraná, competição oficial do Governo do Estado, e mais tarde do programa Geração Olímpica.

Desenvolvido pela Superintendência do Esporte e com patrocínio da Copel, o Geração Olímpica 2021 ofertará 1.260 bolsas a atletas e técnicos (incluindo as 15 da equipe administrativa), com um investimento de R$ 4,75 milhões.

Medalhista de bronze pan-americana, Fernanda de Goeij disputou o Campeonato Sul-Americano em março, mas agora volta as atenções para a seletiva. A atleta de 20 anos está na lista para a disputa de quatro provas: 200m e 400m medley, 100m e 200m costas. O destaque fica para a prova dos 200m costas, disputa na qual Fernanda chega como recordista brasileira e sul-americana, com o tempo de 2m11s95 - 1s56 acima do índice olímpico.