Está acontecendo a seletiva olímpica brasileira de natação

A competição deve definir a equipe do Brasil para os Jogos Olímpicos de Tóquio

Foto: DIVULGAÇÃO
Está acontecendo a seletiva olímpica brasileira de natação
Brandonn Almeida sonha com final olímpica

PAULO CHACON / OLIMPÍADA TODO DIA

Começou nesta segunda-feira e prossegue até sábado (dia 24), a Seletiva Olímpica Brasileira de Natação. A competição deve definir a equipe do Brasil para os Jogos Olímpicos de Tóquio, acontece no Parque Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Ao todo, 103 atletas estão inscritos na competição. Nas provas individuais, estarão classificados os campeões e vice-campeões de cada disputa, desde que obtenham o índice A estabelecido pela Federação Internacional de Natação. Valerão apenas os índices feitos na Final A.

Devido a pandemia da COVID-19, a CBDA divulgou, em março, normas sanitárias e técnicas para a participação de atletas na competição. O documento dá a oportunidade de atletas que testarem positivo após o dia 19 de março de disputarem a seletiva em uma nova data. Além disso, limitou a competição em 120 nadadores para diminuir o risco de proliferação do vírus. 

No começo de abril, a Federação Internacional de Natação oficializou o dia 12 de junho como a data oficial para esta tomada de tempo para os atletas que contraíram o vírus e não puderam participar da Seletiva Olímpica Brasileira de Natação. Vale lembrar que cada atleta continua tendo apenas uma oportunidade de nadar para o índice.

A Seletiva Olímpica Brasileira de Natação terá sempre duas etapas por dia: Eliminatórias e Finais. As eliminatórias começam sempre às 9h30 e as finais às 18h30 (de Brasília).