Fernando Scheffer é bronze nos 200 metros nado livre

Fernando Scheffer faz grande prova na raia 8

Foto: SATIRO SODRÉ
Fernando Scheffer é bronze nos 200 metros nado livre
Fernando Scheffer comemira a medalha de bronze

OLIMPÍADA TODO DIA

O Brasil conquistou a primeira medalha na natação nos Jogos Olímpicos de Tóquio.


O primeiro pódio foi conquistado com Fernando Scheffer, que completou os 200 metros nado livre em 1min44s66 e garantiu a medalha de bronze para o país.

A Grã-Bretanha fechou o pódio com dobradinha: Tom Dean ficou com o ouro (1min44s22) e Duncan Scott com a prata (1min44s26).

Com uma prova bastante sólida do começo ao fim, o brasileiro não saiu das quatro primeiras colocações em nenhum momento. Após ter feito a primeira virada na quarta colocação, Fernando Scheffer cresceu na prova e assumiu a segunda colocação nas duas próximas voltas. Nos 50 metros finais, a dupla britânica, que não vinha tão bem até aqui, disparou na parte central da piscina e o brasileiro, que nadou na oitava raia após ter se classificado com o pior tempo da semifinal, manteve o ritmo forte e confirmou o pódio.

200m livre Fernando Scheffer Tóquio

Fernando Scheffer repetiu o feito de Gustavo Borges, que também garantiu uma medalha de bronze nos 200m livre em Atlanta-1996, há 25 anos atrás, e também nadando em uma raia de borda, na ocasião a 1, por ter se classificado com o sétimo tempo.

Fernando Scheffer disputará ainda em Tóquio o revezamento 4x200m livres. No revezamento, o medalhista olímpico nadará ao lado de Breno Correia, Murilo Sartori e Luiz Altamir.

Após a medalha, a equipe chega com uma nova expectativa. A semifinal da prova está marcada para esta terça-feira em Tóquio, a partir das 08h07 (horário de Brasília).