Criciúma vence o Flu e o Grêmio ganha fora de casa

Gaúchos e catarinenses conseguem vantagem para o jogo de volta

Foto: LUCAS UEBEL
Criciúma vence o Flu e o Grêmio ganha fora de casa
Ricardinho em disputa contra o Vitória

G E 

Foi sem grandes dificuldades que o Grêmio bateu o Vitória por 3 a 0, na noite desta terça-feira, e colocou um pé na vaga nas quartas de final da Copa do Brasil.

No Barradão, o time gaúcho tomou conta do primeiro tempo e abriu o placar com Ricardinho. Na segunda etapa, o Rubro-Negro se abriu e até chegou ao ataque, descoordenado e ineficiente. Léo Pereira fez o segundo do Tricolor e Diogo Barbosa assegurou, nos últimos minutos, a boa vantagem gremista para o jogo de volta das oitavas.

Só deu Grêmio. Diante de um Vitória que mal passava do meio de campo, o time gaúcho teve liberdade para dominar o primeiro tempo, buscando jogadas principalmente pelas laterais. Jean Pyerre e Darlan poderiam ter aberto o placar, mas foi Ricardinho quem primeiro balançou a rede.

Aos 30, a bola sobrou na cara do gol para o atacante, que havia caído, dominar e bater. O gol foi validado pelo VAR após uma paralisação de oito minutos. A única chance do time baiano – se podemos classificar assim – foi após uma cobrança de escanteio, em que João Victor desviou para defesa de Gabriel Chapecó, aos 44 minutos.

No segundo tempo, o Vitória, enfim, chegou no ataque. Mas sofrido, sem organização ou eficiência. Aos três, David poderia ter feito um golaço, mas mandou para fora. Cinco minutos depois, Léo Pereira ampliou para o Grêmio - Darlan aproveitou a falha de saída de bola de Marcelo Alves, tocou para Ricardinho, que rolou para Pereira deixar o dele.

O Rubro-Negro se abriu mais para chegar à frente e viu Guilherme Santos parar em boa defesa de Chapecó. O time gaúcho, então, passou a administrar a partida, em ritmo de treino. Roberto ainda desperdiçou a melhor chance do Vitória aos 46; dois minutos depois, Diogo Barbosa deu números finais à partida.

Na Arena do Grêmio, o Vitória precisa bater o time gaúcho por pelo menos três gols de diferença para levar a decisão aos pênaltis. A partida está marcada para as 19h da próxima terça-feira.

CRICIÚMA x FLUMINENSE

O Criciúma venceu o Fluminense por 2 a 1 na noite desta terça-feira, no estádio Heriberto Hülse, e saiu na frente na disputa por uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. Em uma partida de 1º tempo amarrado e 2º tempo movimentado, Hygor e Fellipe Mateus, de pênalti, marcaram para o time da casa. Abel Hernández, também de pênalti, descontou para o Tricolor.

Criciúma x Fluminense gol

As equipes se reencontram já no próximo sábado, às 16h30, no Maracanã, para o jogo de volta das oitavas de final. A partida foi adiantada devido à mudança de data do confronto do Fluminense na Libertadores.

Com a vitória na ida, o Criciúma tem a vantagem do empate na volta. Como gol fora de casa não é critério de desempate na Copa do Brasil, uma vitória com um gol de diferença do Fluminense leva a decisão para os pênaltis. O Tricolor precisa de vitórias por dois gols ou mais para avançar nos 90 minutos.